fbpx

O carnaval é sinônimo de festa. E não pode faltar música em festa, não é mesmo? É por isso que todo ano o Brasil tem o seu hit. Mas, para além daquele som chiclete, que faz história no feriado carnavalesco e é trilha sonora para as lembranças, anos depois, existem alguns estilos musicais preferidos dos foliões. 

As marchinhas clássicas, o samba-enredo e o frevo, por exemplo, são os ritmos regionais, mais antigos. Estes não podem faltar no carnaval tradicional, pois carregam um valor histórico-cultural muito forte. E, claro, os gêneros contemporâneos, como o samba, o axé e o forró são marcas registradas das festividades e não poderiam deixar de ser citadas aqui. 

Para homenagear o que temos de mais brasileiro, vamos contar um pouquinho da história de alguns desses estilos musicais do nosso carnaval. 

Marchinha

Foi o primeiro gênero composto exclusivamente para uma agremiação. Foi feito por uma mulher, Chiquinha Gonzaga, em 1899. A música, bastante conhecida até hoje, é a “Ó Abre Alas”. Em 1920, outra marchinha, a “Marcha da Chiquinha”, foi feita em homenagem à compositora. 

Confira a marchinha, “Ó Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga pelo Youtube: 

“Ó Abre Alas” – Chiquinha Gonzaga

Samba-Enredo

Esse gênero foi criado em 1930. Porém, apenas nos anos 40 é que as comissões organizadoras permitiram que fossem cantados os sambas sobre os enredos, ou seja, as temáticas das Escolas de Samba. Esse ritmo musical conta a história do Brasil, suas lutas sociais, retratam os costumes do povo e enaltecem nossa cultura. 

Dona Ivone Lara é uma grande cantora de sambas-enredo. Confira um de seus sambas mais famosos pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=A-EQ-OAg6Y0 

Frevo 

Sabia que o frevo está muito ligado à capoeira? O nome vem de “fervo”, “ferver” e surgiu como forma de enganar a polícia quando os blocos de capoeiristas se encontravam. Assim, para não receberem nenhuma reprimenda policial, transformavam os passos da capoeira em dança do frevo. 

Flaira Ferro é uma artista contemporânea que tem o frevo muito forte em suas composições. Confira uma de suas músicas, “Revólver”, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=H3jv4Vlh8440 

Axé 

Esse estilo se reinventa cada vez mais e se fortaleceu nos anos de 1990, com o hit “A Cor Dessa Cidade Sou Eu”, de Daniela Mercury. O axé music é herança do afoxé que, por sua vez, vem do povo iorubá e dos cortejos de carnaval do final do século XIX. 

Os artistas contemporâneos mais ouvidos são Margareth Menezes, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Cláudia Leite. 

Confira o hit de Daniela Mercury pelo Youtube: 

“O Canto da Cidade” – Daniela Mercury

Forró 

O estilo remonta aos bailes realizados no final do século XIX, chamados de “forrobodó”, “forrobodança” ou “forrobodão”. Começou-se a utilizar o nome “forró” a partir de 1950, com a música “Forró de Mané Vito”, de Luiz Gonzaga. O ritmo foi difundido no país, do nordeste para outros estados, nas décadas de 1960 e 1970, com a migração nordestina. 

Confira o Forró de Mané Vito, pelo Youtube: 

Forró de Mané Vito

OS ESTILOS CONTEMPORÂNEOS 

Atualmente, outros gêneros musicais se impõem no som dos brasileiros e são, da mesma forma, ouvidos em festas de carnaval. O sertanejo e, principalmente o funk, são bastante ouvidos nas folias, por exemplo. Mas, a intenção aqui foi trazer um pouco mais da raíz dessa festa tão importante para o Brasil. Então bota seu chapéu e bora curtir, com segurança!