fbpx

Como surgiram os chapéus?

Saiba quais são os modelos mais famosos que envolvem tradição e modernidade até hoje

Sabia que grande parte dos chapéus que usamos hoje em dia possuem muitas referências de modelos mais antigos? Em alguns casos, como o chapéu Panamá, o design continua o mesmo desde antes do século 20. 

Que tal conferir um pouco sobre o início da história dos chapéus?

Há 4000 a.C., surgiu a primeira ideia de um futuro chapéu – do latim cappa ou capucho que significa “peça para cobrir a cabeça” – com um pedaço de tecido para amarrar o cabelo, como uma fita ou bandana.

Os primeiros modelos que foram realmente considerados como chapéus surgiram em 2000 a.C. e eram utilizados pelos gregos em viagens, como forma de proteção contra o sol. Esse modelo, inicialmente, era feito de feltro e depois passou a ser fabricado também com couro ou palha e sobreviveu até a Idade Média (476 a 1453), também utilizado pelos etruscos e romanos.

Com o passar dos anos, outros modelos de chapéus foram surgindo, mas o uso ainda era exclusivo dos homens. Foi a partir do século XVIII que as mulheres passaram a usar este acessório, já fabricado com vários adornos, como: flores, fitas e bordados.

Muitos chapéus ficaram extremamente conhecidos por conta de celebridades que usavam os modelos em filmes ou até mesmo no dia a dia. A maioria possui bastante história e tradição envolvida com um design bem característico, e, os seis principais chapéus antigos que mais continuam em alta até hoje são: Cartola, Boina, Coco, Clochê, Panamá e Fedora.

Foto: Brigitte Bardot com o chapéu Clochê
Foto: Angelina Jolie com o chapéu Clochê
Foto: Charles Chaplin com a Cartola
Foto: Indiana Jones com o modelo Fedora

Agora, os chapéus também são símbolos de estilo e personalidade, ganhando muito espaço no mundo da moda – tanto nas passarelas de diversas marcas nacionais e internacionais quanto no visual dos mais fashionistas.

Qual é o seu modelo de chapéu preferido? 🤠🎩🤘 Conta pra gente e aproveita para compartilhar este conteúdo superinteressante com os seus amigos que também são apaixonados pelo estilo.