fbpx

4 Dicas de filmes clássicos: Quando o cinema e a moda se encontram

A moda e o cinema sempre andaram de mãos dadas. Afinal de contas, é a caracterização – vestimentas e maquiagens – que vão passar aos espectadores a personalidade de determinado personagem. Assim, elencamos quatro filmes clássicos, cujos protagonistas usam chapéus icônicos, atemporais e que fizeram história. 

Vamos lá:

  1. O Vagabundo(1916), de Charles Chaplin.
Carlitos (Charles Chaplin), de O Vagabundo (1916)

2. Minha Bela Dama(1964), de George Cukor.

Elisabeth Doolittle (Audrey Hepburn), de Minha Bela Dama (1964)

3. A Fantástica Fábrica de Chocolates (1971), de Mel Stuart.

Willie Wonka (Gene Wilder), de A Fantástica Fábrica de Chocolates

4. Bonnie & Clyde(1967), de Arthur Penn.

Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty), de Bonnie and Clyde (1967)

O Chapéu é um acessório capaz de transformar qualquer look de básico para fashion. Isso porque, cada estilo transmite uma vibe para aqueles que os usam. Deve ser por essa razão que o cinema se apropria tão bem desse item.

Nos faroestes, por exemplo, os homens usam o estilo Cowboy, tampando um pouco o rosto, o que aumenta a sensação de mistério e perigo. Claro, a intenção primeira deste chapéu seria proteger os cavalheiros do sol, já que cavalgam por muito tempo. Mas, o cinema tem licença poética para transformar não só o visual dos personagens, como permitir outras releituras para o seu uso, não é mesmo? 

Basta observar Bonnie e Clyde. A moça, rebelde, porém inteligente e sagaz, usa uma boina, enquanto o parceiro, irônico e duro na queda, usa um chapéu, num estilo parecido com o Cowboy e o Panamá, que lhe dá um aspecto ameaçador e, ao mesmo tempo, sedutor.  

Da mesma forma, no papel de Carlitos, Charles Chaplin se veste com o chapéu coco, ressaltando o lado cômico de seu personagem. Ou mesmo Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), com seu chapéu enorme, passa uma imagem extravagante, ao mesmo tempo romântica e elegante.  

Já as cartolas são, comumente, utilizadas pelos excêntricos, como os personagens de Mel Stuart, o Willie Wonka, já citado, e o Chapeleiro Maluco, de Alice no País das Maravilhas (2010). Esse estilo, quando personalizado, dá um ar surreal à trama.

Mas, não é apenas na telona que o chapéu pode passar uma determinada imagem. Você também pode traçar o seu estilo, escolhendo o chapéu que mais combina com a sua personalidade. E se está em dúvida sobre isso, é só escolher um chapéu, se fantasiar de sua  melhor versão e assistir aos filmes indicados, com a mente aberta para o novo. 

O lance é se reinventar e não ter medo de ousar. E, para te ajudar nesta busca, estamos com frete grátis para todo o Brasil e combos especiais. Clique no link abaixo, veja os modelos em promoção e escolha um para chamar de seu. 

https://www.chapelariavintage.com.br/