fbpx

Conheça mais sobre o FEDORA

Chapelaria Vintage inicia série de matérias que contam a história e todos os detalhes dos produtos favoritos do público

O chapéu Fedora, hit atual entre fashionistas, músicos, cantores, atores e digitais influencers, teria surgido no final do século 19, quando a francesa Sarah Bernhardt, considerada por muitos especialistas como a atriz mais famosa da história, usou o modelo de feltro macio e vincado em um espetáculo que levava o mesmo nome do acessório. 

Sucesso instantâneo entre o público da época, o chapéu de formato alongado e topo em forma de “C”, seguiu carreira meteórica nas décadas de 1940 e 1950, quando passou a ser utilizado por estrelas de Hollywood – agora masculinas – do calibre de Gene Kelly e Humphrey Bogart, respectivamente nos clássicos “Dançando na Chuva” e “Casablanca”.

Também chamado de Borsalino e Trilby, o Fedora ainda ficou marcado na figura de detetives, mafiosos e gângsters do mesmo cinema americano, nos filmes noir. Entre o real e imaginário, nomes como Al Capone e Dick Tracy foram vistos e revistos utilizando o Fedora.

Nos anos 80 e 90, o acessório permaneceu na cabeça dos famosos. O modelo clássico usado por Indiana Jones continuou nos palcos, foi para as passarelas, e, mais, chegou de vez às ruas, sendo considerado um acessório “coringa” em muitos looks.

MÚSICA E SOM. Madonna, a rainha do pop, catapultou o Fedora ao estrelato nos anos 2000, com o lançamento do álbum “Celebration”. Michael Jackson fez o mesmo, mostrando sua personalidade e estilo ao longo da carreira. Mais recentemente, outras figuras do mundo musical e astros do cinema, como Justin Timberlake, Brad Pitt, Johnny Depp e Cameron Diaz, passaram a ser vistas usando o chapéu em shows, festas, viagens e eventos.

No Brasil, a elegância do Fedora cai bem em todas as estações. Por aqui, ele também agrada os famosos. Artistas como o cantor Lulu Santos, e as atrizes Juliana Paes, Bruna Marquezine e Nanda Costa são frequentemente flagrados pelos paparazzos com o acessório.

Seja na clássica opção de aba curta (trilby), ou com a aba mais longa, não é a toa que o Fedora é sempre lembrado na hora de compor um visual despojado, mas ao mesmo tempo elegante.

Para as mulheres, ele fica bem desde um look de inverno, com vestido, até visuais de verão, como shorts, roupas leves e básicas. Entre os homens, modelos como o Fedora Gângster e os Fedoras Aba Longa são os favoritos dos mais jovens, transmitindo personalidade.

Na Chapelaria Vintage são oferecidas as opções Fedora aba curta, média e longa, em diversas cores e personalizações. Ele ainda faz parte do Trio Imbatível, sucesso absoluto de vendas junto com os chapéus Pork Pie e Coco.

E você? Já experimento algum Fedora?

Conte para gente qual seu modelo favorito!

Equipe Chapelaria Vintage


Curadoria de conteúdo GRAZ design.