fbpx

Conheça mais sobre o COCO

Imortalizado na figura de Charles Chaplin, modelo permanece sendo referência no visual desde o fim do século 19

Não tem como pensar no chapéu Coco, um dos acessórios mais descolados da moda, sem lembrar a figura do ator britânico Charles Chaplin, mundialmente famoso por interpretar o personagem “Carlitos” e imortalizar a peça de copa redonda e achatada, com aba curta e curvada.

O modelo, que fez sucesso na cabeça do artista considerado por muitos como um gênio da comédia, e que hoje está na cabeça de fashionistas, atores e músicos, é facilmente reconhecido nas ruas por sua versatilidade e elegância.

A história da peça teve início no final do século 19, na Inglaterra, onde era utilizado em ocasiões formais, na substituição da cartola.

Conhecido também como Bowler Hat, teria surgido depois de uma encomenda do político e ex-militar Edward Coke (daí o nome Coco) a empresa Lock and Company. Ele queria um chapéu para ser usado em montarias e que não batesse nos galhos mais baixos das árvores, como acontecia com a cartola.

Sua popularidade, no começo estritamente ligada a homens de negócios, banqueiros e funcionários da elite britânica, cresceu entre as décadas de 1950 e 1960, e explodiu quando os Beatles apareceram com os chapéus satirizando exatamente os típicos cavalheiros ingleses.

Atualmente, o acessório que estava na cabeça de Alex Delarge, interpretado por Malcom McDowell no clássico de Stanley Kubrick, “Laranja Mecânica, é uma constante em armários de personalidades de Hollywood, como Drew Barrymore, Kate Winslet e Miley Cyrus.

COMBINAÇÕES. Para os homens, é bastante utilizado em looks mais alternativos e contemporâneos. Combina com camisas xadrez ou estilos clássicos, com coletes, suspensórios ou ternos. O preto é fundamental em ocasiões formais ou informais. Já as versões coloridas cabem em visuais despojados do cotidiano.

Entre as mulheres, a ousadia do Coco cai muito bem para quebrar o ar romântico dos looks femininos e reforçar a personalidade. Pode ser usado em diferentes combinações, acompanhado, por exemplo, de vestidos, calças ou shorts.

Na Chapelaria Vintage o Coco tem lugar de destaque, para todos os gostos e bolsos. São três tamanhos e seis cores.

Produzido em feltro, tem caimento perfeito e excelente acabamento. Ele também faz parte do Trio Imbatível, vendido junto com Pork Pie e Fedora Gangster.

E você? Gosta do chapéu Coco?

Conte para gente qual seu modelo favorito!

Equipe Chapelaria Vintage


Curadoria de conteúdo GRAZ design.