O Chapéu Panamá é um dos modelos mais conhecidos no mundo inteiro, mas sua origem é não é panamenha!
O Panamá é um dos chapéus mais famosos do mundo, mas, você sabia que ele não tem origem panamenha? A Palha Toquilla (matéria-prima usada na produção do modelo tradicional) era encontrada exclusivamente no Equador, país onde o chapéu já fazia sucesso bem antes do século XX.
Os imigrantes espanhóis que colonizaram o Equador notaram que a população nativa usava chapéus de palha e essa moda não demorou muito para chegar à Europa! Mas, você ainda deve estar se perguntando por que o chapéu Panamá recebeu esse nome, né?
Vamos lá: a febre do chapéu de palha também se espalhou, ao longo dos anos, pela América Central e chegou ao Panamá devido a construção do Canal do Panamá (1904 – 1914). Como muitos panamenhos e turistas usavam o modelo, o nome foi aos poucos se popularizando.
Porém, o grande sucesso do nome foi em 1906, quando o presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, visitou a construção do Canal do Panamá. Ele foi fotografado usando o chapéu de palha e disse que o nome era “Chapéu Panamá“. Esse momento fez o acessório ser considerado como o auge da moda na época!
A fabricação do chapéu Panamá se espalhou para o mundo inteiro e, atualmente, ele é produzido com diversos materiais, possibilitando uma grande variedade de preços para o consumidor final.
O Chapéu Panamá nunca saiu de moda. É um complemento unisex que possui um design simples e versátil, traz elegância para o look e é adequado para qualquer lugar: praia, cidade, fazenda, etc.
Na Chapelaria Vintage, você encontra o modelo fabricado com palha sintética, palha Toquilla (original), palha Shantung e palha Ultra Fina.
Para acessar todas as opções dos nossos chapéus Panamá, clique aqui.
Conta pra gente: você já conhecia a história deste acessório? 🖤