fbpx

Saiba tudo sobre o mês do Orgulho LGBTQIA+

Os dias estão mais coloridos por aí? É porque o mês do Orgulho LGBTQIA+ começou! 🌈

Continue lendo para saber como a data surgiu e o que ela representa para a comunidade LGBTQIA+.

Quando começou?

No dia 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn em Nova Iorque, aconteceu uma violenta ação policial contra funcionários e frequentadores do local que, em sua maioria, faziam parte da comunidade LGBT. 

O bar já era alvo de constantes fiscalizações, e o desejo da polícia era fechar o lugar, sem razões consistentes para isso. Em oposição ao que estava acontecendo, a população local e os defensores do Stonewall Inn e da causa LGBT, que viam o bar como um ponto de acolhimento para a comunidade, iniciaram uma série de manifestações contra o fechamento do bar. 

O episódio ficou conhecido como Rebelião de Stonewall e o dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, ficou marcado como uma data de luta da comunidade. O Stonewall Inn segue aberto até os dias de hoje. 

Qual o significado da sigla LGBTQIA+? 

A sigla sofreu alterações ao longo dos anos e a razão é evidente: fazer com que cada vez mais as pessoas se sintam representadas pelo movimento e tenham suas vozes ouvidas pela sociedade também. 

Atualmente, a sigla LGBTQIA+ é a mais utilizada e corresponde aos grupos: 

L – Lésbicas 

G – Gays

B – Bissexuais 

T – Transexuais 

Q – Queer

I – Intersexo 

A – Assexual 

+ – utilizado para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero, como os pansexuais.

Pelo o que lutam?

No Brasil, a cada uma hora um LGBT é agredido pelo simples fato de pertencer a essa comunidade (SUS/2017). A data, então, é um protesto contra o preconceito, a discriminação e a violência vivida pelas pessoas LGBTQIA+.

Mais do que exaltar a diversidade, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ luta para que a comunidade seja livre para amar, ser e viver. 

Parada LGBT de São Paulo

Para reforçar a importância da data, no mês de junho acontece também a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Pelo segundo ano, o evento vai acontecer de forma online, no dia 6 de junho, a partir das 10h, pelo canal do Youtube da ParadaSP

Neste ano, a Parada vai ter como tema HIV/AIDS: AME + CUIDE + VIVA +, com o objetivo de desmistificar a doença e conscientizar a comunidade. Serão oito horas de transmissão ao vivo, com muitos shows e troca de informações.

Vista seu melhor look, com aquele chapéu especial, e participe da Parada do Orgulho LGBT!

A Chapelaria Vintage apoia a causa LGBTQIA+. Junte-se a nós na luta contra o preconceito. Pelo direito de ser e de amar! ✊